Agencia nacional marca presença na COP 30 e conecta inovação náutica brasileira à imprensa global
Rotas Comunicação fortalece presença no debate climático ao conduzir a comunicação do primeiro barco brasileiro movido a hidrogênio verde

Link para download de fotos
https://drive.google.com/drive/folders/1aupT7vM2qwVcPgxsMQnwxmBDJvyi2tcq?hl=pt-br
Créditos: Divulgação
---
A Rotas Comunicação, agência especializada em assessoria de imprensa estratégica com quase 3 décadas de trajetória nacional e internacional, marcou presença na COP30, a maior conferência climática do planeta, realizada em Belém (PA) e fortaleceu sua atuação em temas ligados à transição energética e sustentabilidade. A frente da comunicação do Grupo Náutica, cliente da agência, a Rotas foi responsável por acompanhar e conduzir as ações com a imprensa do JAQ Apoio Marítimo, que apresentou ao mundo o JAQ H1, barco brasileiro de 36 metros movido a hidrogênio verde.
O JAQ H1, apresentado na COP30, marca um avanço estratégico na descarbonização do setor naval e servirá como plataforma científica flutuante para universidades, escolas técnicas e portos após a conferência. Desde o início do ano, a Rotas atua na construção dessa narrativa, com coordenação direta do relacionamento com a imprensa e antecipação de pautas com veículos de todo o país. Foram produzidos releases específicos, entrevistas agendadas com antecedência e um trabalho contínuo de alinhamento com jornalistas de Belém.
Durante a COP30, a equipe da Rotas manteve contato direto com jornalistas, autoridades e especialistas de diversos países, inclusive, representantes de veículos e programas como Bloomberg Línea, Veja, CNN, Fantástico, Jovem Pan, Folha de S.Paulo, Estadão, além de canais internacionais. A participação em painéis com ministros, governadores e líderes de organizações internacionais reforçou a sua missão e o papel do jornalismo na construção de políticas públicas e no fortalecimento da agenda ESG. Paralelamente, a agência acompanhou de perto os desdobramentos do evento e desenvolveu conteúdos diários com dados atualizados e informações estratégicas para a imprensa.
“Estar na COP30 foi compreender, com ainda mais clareza, o papel estratégico do jornalismo. Em mais um evento que reúne líderes mundiais, cientistas, empresas e formuladores de políticas públicas, entendemos que estamos no caminho certo: a comunicação responsável e bem direcionada é a ponte entre soluções reais e o conhecimento coletivo. Nosso trabalho, além de informar, é traduzir iniciativas complexas em mensagens acessíveis e contextualizadas, capazes de contribuir com empresas e mobilizar a sociedade. O JAQ H1, idealizado pelo nosso cliente, o Grupo Náutica, é um marco para o setor marítimo e para a transição energética, e dar voz a esse projeto diante da imprensa nacional e internacional foi extremamente significativo. Acreditamos que toda transformação começa pela informação e quando ela é construída com profundidade, propósito e credibilidade, tem o poder de gerar impacto duradouro”, afirma Larissa Andrade, diretora da Rotas Comunicação.